Resultados da Pesquisa de Mainframe 2020 da BMC

Adaptar, automatizar e proteger são estratégias essenciais para impulsionar o sucesso digital

HOUSTON – 1.º de outubro de 2020 – A BMC, líder global que comemora 40 anos no fornecimento de soluções de TI para a Empresa Digital Autônoma, anunciou hoje os resultados de sua 15.ª Pesquisa Anual de Mainframe. Os resultados mostram um apoio indiscutível para a integração do mainframe, novas prioridades estratégicas e um ressurgimento de talentos de mainframe da próxima geração.

Neste estudo vanguardista, a maior pesquisa desse tipo, foram consultados mais de 1000 executivos e profissionais sobre suas prioridades, desafios e oportunidades de crescimento para a plataforma. As perspectivas de alto nível incluem:

  • 90% dos entrevistados veem o mainframe como uma plataforma para crescimento e aplicativos de longo prazo.
  • 68% esperam que o MIPS, a medida de desempenho de computação do mainframe, cresça.
  • 63% dos entrevistados afirmaram que a segurança e a conformidade eram suas principais prioridades de mainframe.
  • Mais da metade dos participantes da pesquisa (54 porcento) reportaram um aumento no volume de transações e 47 porcento esperam um aumento em volume de dados.

“A Pesquisa de Mainframe confirma que as empresas veem o mainframe como um componente essencial da empresa digital moderna e um centro emergente para a inovação”, afirma Stephen Elliot, Vice-Presidente de Programas, Software de Gerenciamento e DevOps, IDC. “Eles estão colocando isso cada vez mais em prática para dar suporte às demandas comerciais digitais, à medida que se esforçam para alcançar maior agilidade e sucesso em toda a empresa.”

Principais prioridades de mainframe
Com as empresas de mainframe competindo para trazer novas experiências digitais ao mercado a fim de agradar os clientes, os temas da pesquisa são extremamente fortes: adaptar, automatizar e proteger.

Adaptar
As respostas indicaram que a necessidade de adaptação das empresas abrange várias áreas:

  • Novos processos para acompanhar a demanda digital.
  • Exigências tecnológicas como desenvolvimento de aplicativos e DevOps em todo o mainframe; 78% dos entrevistados desejam ser capazes de atualizar os aplicativos do mainframe com mais frequência do que é possível atualmente.
  • Mudança da força de trabalho, conforme o número de talentos de mainframe da próxima geração aumenta junto com o número de mulheres trabalhando na plataforma. 

Automatizar
A modernização do mainframe continua a desempenhar um papel fundamental nas prioridades entre os entrevistados, com a necessidade de implementar IA e estratégias de aprendizado de máquina aumentando em 8% ano a ano.

Proteger
Embora o mainframe tenha a reputação de ser uma plataforma naturalmente segura, os entrevistados estão constatando a necessidade crescente de fortalecer seus “muros”. A segurança superou a otimização de custos como a principal prioridade de mainframe entre os entrevistados pela primeira vez nos 15 anos de história da pesquisa.

“Os primeiros resultados foram compartilhados com os principais analistas da indústria e clientes-chave de nosso Conselho Executivo de Mainframe para validar as descobertas com o sentimento do mercado”, afirma John McKenny, Vice-Presidente Sênior de Inovação e Estratégia de Mainframe da BMC. “Essas discussões solidificaram ainda mais as conclusões do estudo de que a perspectiva positiva e o crescimento da plataforma se devem em grande parte à necessidade de criar experiências digitais intuitivas e centradas no cliente. O mainframe continua a brilhar como inovador, ágil e seguro e é um componente vital para o sucesso digital.”

Mudanças demográficas da força de trabalho
A pesquisa revelou as mudanças demográficas nas operações de mainframe, pois funcionários mais jovens e menos experientes estão substituindo os funcionários sêniores que estão saindo e houve uma proporção maior de mulheres entrevistadas do que no ano passado.

“O ecossistema IBM Z continua a evoluir para oferecer suporte a uma nuvem híbrida moderna. Mas é mais do que isso, porque os profissionais que operam o IBM Z também estão mudando para representar a força de trabalho moderna – com 40% de representação feminina e mais de um terço de representação daqueles com menos de 5 anos de experiência na plataforma Z”, diz Ross Mauri, Gerente Geral do IBM Z e do LinuxONE.

Recursos

  • Para obter os resultados completos da pesquisa, baixe o relatório completo da Pesquisa de Mainframe 2020 em bmc.com/mainframesurvey
  • Para saber mais sobre as prioridades, desafios e estratégias de crescimento do mainframe, cadastre-se no webinar de 6 de outubro que detalha os resultados da 15.ª Análise Anual de Mainframe da BMC aqui
  • Saiba mais sobre o portfólio AMI da BMC em www.bmc.com/ami

  

#   #   #

Sobre a BMC
Do núcleo à nuvem até o limite, a BMC fornece o software e serviços que permitem que mais de 10.000 clientes no mundo, incluindo 84% da Forbes Global 100, prosperem em sua evolução contínua para uma Empresa Digital Autônoma.

A BMC, BMC Software, o logotipo BMC e outras marcas BMC são propriedades exclusivas da BMC Software, Inc. ou de suas afiliadas e estão registradas ou podem ser registradas no Escritório Americano de Patentes e Marcas ou em outros países. Todas as outras marcas comerciais são propriedade de seus respectivos proprietários. ©Copyright 2020 BMC Software, Inc.

 

BMC—Executar e Reinventar
www.bmc.com

 

Contato editorial:
Ana Gabriel
BMC
ana_gabriel@bmc.com