Compuware e SonarSource unificam DevOps de várias plataformas com métrica de cobertura de código COBOL integrada

Qualidade de código contínua inclusive para mainframe acelera a agilidade digital ao diminuir o risco da mudança geracional na administração da plataforma

  • Para serem digitalmente ágeis, as empresas devem atualizar mais rápida e frequentemente seus principais sistemas de Mainframe, passando, ao mesmo tempo, a administração destas aplicações, dos experientes em COBOL para uma equipe de TI com habilidades convencionais.
  • A Compuware se aliou à SonarSource para integrar relatórios de cobertura de teste COBOL precisos com os processos automatizados de QA que a SonarSource já usa para suportar DevOps e Entrega Contínua.
  • Esta nova integração dá o poder a grandes empresas para acelerar dramaticamente a qualidade e a saída das aplicações de mainframe sem incorrer em riscos adicionais, ainda que a administração destes sistemas passe a ser comum.

 

DETROIT - 4 de janeiro de 2018 - A Compuware e a SonarSource liberaram hoje novas integrações que capacitam as equipes de DevOps a rastrear e validar, com precisão, a cobertura de código para testes de aplicações COBOL, com a mesma facilidade e empregando os mesmos processos que elas empregam para Java e outros códigos normalmente utilizados. 

Esta capacidade de automatizar o rastreamento de cobertura de código nas diversas plataformas é outro exemplo de como a Compuware está capacitando o TI corporativo para aplicar as mesmas disciplinas comprovadas e essências no Agile, DevOps e Integração Contínua/Entrega Contínua (Continuous Integration/Continuous Delivery, CI/CD) tanto nos sistemas essenciais de registro como nos sistemas de engajamento. 

As métricas de cobertura de código oferecem insights sobre o nível ao qual o código-fonte é executado durante um teste, ou seja, quais linhas de código foram ou não executadas e qual percentual de uma aplicação foi ou não testado. Estas medições permitem às equipes de TI entender o escopo e a eficácia de seus testes quando o código é promovido à produção. 

Estas novas integrações fornecem automaticamente os resultados da cobertura de código, capturados por Topaz for Total Test, da Compuware, ao SonarSource SonarQube, uma solução popular de qualidade do código contínua, usada por mais de 900 empresas, dando às equipes de DevOps uma visualização precisa e unificada das métricas e dos marcos de qualidade em todas as plataformas. 

A gestão da qualidade contínua de código nas várias plataformas é de um valor extraordinário para grandes empresas, já que sua capacidade de levar novos produtos digitais ao mercado geralmente depende da atualização do código ao mesmo tempo em sistemas de back-end Mainframe e sistemas de engajamento móvel/web de front-end. 

Mais especificamente, a integração entre Topaz for Total Test e SonarQube permite agora que as equipes de DevOps: 

  • Obtenham insight sobre a cobertura de código que está sendo promovida para todos os componentes da aplicação, em todas as plataformas
  • Melhorem o rigor da governança digital com sólida aplicação de políticas de QA de Mainframe para erros de codificação, vazamento de dados, vulnerabilidades de credenciais e mais
  • Encurtem feedback para acelerar o tempo de obtenção de benefício e abordar mais rapidamente as deficiências em conhecimento COBOL e gargalos em processos de DevOps para Mainframe 

O Topaz for Total Test captura as métricas da cobertura de código diretamente do próprio código-fonte, ao invés de uma “listagem fonte”, como é o caso de muitas ferramentas Mainframe. Esta captura direta é mais precisa e elimina a necessidade de desenvolvimento e de equipes de teste para entender como os modelos de listagem de fonte mapeiam o código-fonte em si. 

“A cobertura de código é uma parte tão integral da qualidade contínua de código que os praticantes atuais de DevOps praticamente não lhe dão importância”, disse Jason Bloomberg, presidente da empresa de análise da transformação digital ágil Intellyx. “No Mainframe, porém, a cobertura de código sempre foi um desafio difícil. Com o anúncio de hoje, a Compuware e a SonarSource trazem a cobertura de código de Mainframe para a era dos DevOps, popularizando ainda mais o Mainframe.” 

“É ótimo que a Compuware continue a desenvolver uma cadeia de ferramentas completa de DevOps para COBOL. Adicionar a cobertura de código é uma realização e tanto, e estou muito satisfeito que isso esteja acontecendo”, disse Olivier Gaudin, CEO da SonarSource. “Nossa parceria com a Compuware aprimora de forma significativa a capacidade das grandes empresas de usar seus Mainframes nos seus processos de DevOps envolvendo múltiplas plataformas, ao mesmo tempo garantindo rigorosamente a qualidade de suas aplicações corporativas essenciais”. 

A Compuware também simplificou a configuração e o uso do Xpediter/Code Coverage, tornando muito mais fácil para os aprendizes e especialistas em COBOL entenderem a eficácia de seus testes. Ao executar testes automatizados e depurar o código pela interface intuitiva Eclipse do Topaz, o código coberto e descoberto é destacado para que os desenvolvedores possam identificar rapidamente áreas que precisam de atenção, assim como fazem para o Java. 

O anúncio de hoje é mais uma promessa cumprida da Compuware de popularizar o Mainframe, ou seja, de proporcionar um ambiente familiar e intuitivo para o desenvolvimento do Mainframe, integrado com ferramentas do estado da arte para DevOps, para desenvolvedores recém-engajados como administradores de aplicações. O anúncio marca o décimo-terceiro trimestre consecutivo em que a Compuware anuncia uma inovação significativa para este esforço de modernização. 

“Nossos clientes operam seus negócios em Mainframe, portanto suas aplicações em COBOL de eficácia comprovada são de extraordinário valor e importância para eles”, disse Chris O’Malley, CEO da Compuware. “É por isso que estamos atendendo nossos clientes ao entregar agressivamente as novas soluções que eles precisam para alcançar suas ambiciosas metas para a transformação digital, como deve fazer um autêntico parceiro de fornecimento de software para Mainframe”.

 

A Compuware Corporation

A Compuware capacita as maiores empresas do mundo a se destacarem na economia digital, aproveitando totalmente o alto valor dos seus investimentos em Mainframe. Realizamos isso ao oferecer soluções altamente inovadoras, que capacitam de maneira excepcional os profissionais de TI com habilidades convencionais a gerenciar as aplicações, os dados e as operações da plataforma de mainframe. Saiba mais em compuware.com. 

Siga-nos no:

###

 

Contato de imprensa

Kristina LeBlanc, The Medialink Group, kristinawleblanc@gmail.com, (508) 930-5636

Mary McCarthy, gerente de relações públicas, Compuware, mary.mccarthy@compuware.com, (313) 227-7088 

Para informações de Vendas e Marketing

Compuware Corporation, One Campus Martius, Detroit MI 48226, 800-266-7892, www.compuware.com

Copyright © 2018, Compuware Corporation. Todos os direitos reservados. Os produtos e serviços da Compuware mencionados neste release são marcas comerciais ou marcas registradas da Compuware Corporation.