Compuware melhora aplicativos de mainframe
“De-Legacies” integrando um teste unitário COBOL a DevOps multiplataformas

Conectando Topaz for Total Test com Jenkins, SonarQube e ISPW Acelera e simplifica mudanças para sistemas corporativos

  • Grandes empresas têm sido, historicamente, incapazes de atualizar com agilidade seus aplicativos COBOL críticos de negócios por causa de ferramentas antiquadas, dependência excessiva de conhecimento especializado e preocupações com riscos.

  • A Compuware oferece agilidade no mainframe com várias ferramentas inovadoras, inclusive Topaz for Total Test, a primeira ferramenta de teste unitário COBOL inteiramente automática, que foi lançada em janeiro de 2017.

  • Para aprimorar ainda mais a agilidade do mainframe, Topaz for Total Test está agora integrado ao Jenkins e à SonarQube - além da ISPW, a solução de instalação e gestão de código-fonte da Compuware. O suporte para DB2 também foi aprimorado.

  • As melhorias permitem que a TI possa melhor orquestrar melhor as mudanças dos sistemas de registro de mainframe com mudanças nos sistemas de engajamento e qualificar os desenvolvedores de mainframe menos experientes para trabalharem com aplicativos de vários níveis.

 

DETROIT—28 de junho de 2017—A Compuware Corporation anunciou hoje a integração do Topaz for Total Test, a primeira ferramenta de teste unitário totalmente automatizada para COBOL, com o Jenkins, SonarQube e Compuware ISPW. Topaz for Total Test automatiza a captura e a execução de testes de unidades COBOL e, ao mesmo tempo, qualifica até os desenvolvedores com relativamente pouca experiência prática no mainframe para trabalharem com sistemas de mainframe sem ficarem expostos a risco inaceitável.

Essas novas integrações e melhorias do produto aproveitam as integrações de soluções anteriores da Compuware com as plataformas Jenkins e SonarQube, e dão validade ao compromisso da empresa de integrar o mainframe como apoio ao DevOps empresarial.

Topaz for Total Test permite que as empresas atualizem com mais rapidez, maior facilidade e eficiência seus aplicativos principais de mainframe em resposta às exigências de negócios que estão em constante evolução. Permite também que a TI organize melhor as mudanças dos sistemas de registro de mainframe com as mudanças nos sistemas de engajamento - um benefício importante, considerando que os serviços digitais voltados para o cliente geralmente dependem de um código que atravessa várias plataformas.

Entre as melhorias importantes estão:

  • Integração do Topaz for Total Test com o Jenkins permite que o teste da unidade COBOL seja automaticamente ativado como parte do processo de execução contínua e/ou da cadeia de ferramentas DevOps para garantir maior eficiência.
  • A integração da solução Topaz for Total Test com o SonarQube da SonarSource garante que as tendências de qualidade sejam visíveis através do processo de desenvolvimento, exibindo os resultados do teste aprovado/reprovado junto com todas as atividades DevOps multiplataforma.
  • A integração da solução Topaz for Total Test com Compuware ISPW acopla firmemente os casos de teste com o código-fonte para permitir o compartilhamento dos ativos de teste, melhorar o fluxo de trabalho e a execução das políticas de teste como parte da cadeia de ferramentas DevOps.
  • Novo “stubbing” para bases de dados DB2 permite que os desenvolvedores executem testes de unidades sem necessidade de conexão ativa com uma base de dados DB2. Como o Topaz for Total Test pode ser usado para testar código que processa todos os tipos de dados de mainframe, sua capacidade exclusiva de stubbing - para dados dos tipos DB2, VSAM e QSAM - facilita muito a criação de testes reproduzíveis. Stubs de dados são criados automaticamente e não exigem recompilação.

As empresas que adotam Topaz for Total Test - junto com outras soluções de mainframe inovadoras da Compuware - podem assim obter uma agilidade digital sem igual, ao mesmo tempo que reduzem substancialmente a dependência de conhecimento especializado de veteranos de mainframe e que estão deixando a força de trabalho ativa de TI.

Dado o fracasso total das iniciativas de reformulação, as grandes empresas que desejam evitar a irrelevância digital devem modernizar agressivamente suas práticas DevOps mainframe", disse Rich Ptak, analista de TI da Ptak Associates. "A chave para a modernização e o “de-legacing” dos aplicativos mainframe é a adoção de teste unitário para o código COBOL, que é equivalente e bem integrado ao teste de unidade, tal como praticado no restante da base de código corporativa".

Topaz for Total Test já está transformando os processos de teste e desenvolvimento de COBOL em algumas das maiores empresas do mundo.

"Como um provedor de serviços de TI híbrido, a Ensono esforça-se continuamente por melhorar a qualidade", disse Ken Harper, Diretor, Produto e Tecnologia da Ensono. "O Topaz está nos ajudando a ser mais eficientes e remover o atrito ao suportar nossos clientes de mainframe, fornecendo visibilidade no complexo código de mainframe e nos relacionamentos entre camadas de dados".

Muitas empresas — entre elas os maiores bancos do mundo, seguradoras, varejistas e companhias aéreas — executam seus negócios em aplicações de mainframe. Infelizmente, a capacidade das empresas para atualizar rapidamente essas aplicações, em resposta aos imperativos de negócios em constante evolução, é altamente prejudicada pelos processos de testes e desenvolvimento manuais e antiquados, perda constante de conhecimento especializado em programação COBOL, e o risco de introduzir até mesmo o menor defeito nos sistemas críticos do mainframe.

O Topaz for Total Test da Compuware transforma o desenvolvimento de aplicações de mainframe quebrando automaticamente o código COBOL em unidades e criando testes para essas unidades lógicas. Desenvolvedores com todos os níveis de habilidade podem executar testes de unidade em código COBOL com facilidade e agilidade, da mesma forma que o fazem em Java, PHP e outras linguagens de programação populares. Na verdade, o Topaz é mais avançado que as típicas ferramentas Java, porque não exige codificação e gera automaticamente asserções de resultados de teste de unidade padrão para os desenvolvedores.

Com as integrações e as melhorias divulgadas hoje, a Compuware entrega agora inovações de mainframe em onze trimestres consecutivos. Esse desempenho extraordinário é desconhecido no mercado de software de mainframe e reflete o compromisso incansável de melhorar o resultado da inovação e qualidade usando as metodologias Agile e DevOps.

“Grandes empresas estão acordando para o fato de que ferramentas de mainframe e práticas de desenvolvimento em cascata ultrapassadas são uma ameaça existencial as suas empresas”, disse Chris O'Malley, diretor executivo da Compuware. “A Compuware está respondendo a esse despertar com soluções, serviços, aquisições e parcerias que capacitam as grandes empresas a colherem as vantagens especiais de serem superiores em tamanho e agilidade.”

Compuware Corporation

A Compuware capacita as maiores empresas do mundo a se destacarem na economia digital, aproveitando totalmente o valor de sua propriedade intelectual em mainframe. Realizamos isso ao oferecer soluções altamente inovadoras que habilitam exclusivamente os profissionais de TI com habilidades convencionais a gerenciar os aplicativos, dados e operações da plataforma do mainframe. Saiba mais em compuware.com.

Siga-nos no:

###

Contato de imprensa
Kristina LeBlanc, The Medialink Group, kristinawleblanc@gmail.com, (508) 930-5636
Mary McCarthy, gerente de relações públicas, Compuware, mary.mccarthy@compuware.com, (313) 227-7088

Para informações de vendas e marketing
Compuware Corporation, One Campus Martius, Detroit MI 48226, 800-266-7892, www.compuware.com.

Copyright © 2017, Compuware Corporation. Todos os direitos reservados. Os produtos e serviços da Compuware relacionados nesse release são marcas comerciais ou m